Skip to content

Certificação Hospitalar

24 de fevereiro de 2012

A certificação hospitalar trata-se de um instrumento de avaliação dos serviços de saúde que de uma forma ou outra são oferecidos à população, seja através do sistema público ou privado.

Em 1995 o Ministério da Saúde lançou o Programa de Garantia e Aprimoramento da Qualidade em Saúde (PGAQS), no qual faziam parte provedores do serviço, técnicos e representantes da população usuária. Tinham o objetivo de trazer discussões de interesses comuns para melhoria dos serviços prestados.

Baseado em alguns manuais de países como EUA e Canadá, este grupo técnico encaminhou um projeto ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade que definia as metas, objetivos e estratégias para a implantação de um serviço de acreditação no Brasil.

Foi aí que em 1998 surge o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar.

A partir de então o poder público juntamente com prestadores e compradores de serviços, mais técnicos capacitados entenderam a necessidade de se estruturar o Sistema Brasileiro de Acreditação, munido de normas técnicas e coordenado por uma organização de direito privado a Organização Nacional de Acreditação.

From → Qualidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: