Skip to content

Por que certificar um Serviço de Saúde?

27 de fevereiro de 2012

A qualidade dos serviços oferecidos pelas instituições de saúde e seus profissionais sempre foi uma preocupação tanto pelos órgãos fiscalizadores quanto pela população.

O grande desafio é entendermos que os serviços prestados na saúde são mensuráveis ou seja, é possível qualifica-los dentro de um padrão de qualidade estabelecido. Muito pode-se evoluir nesta prática, porém a propagação das informação e a resistência de profissionais e instituções são barreiras a serem transpostas por aqueles que trabalham neste setor.

A Certificação em Saúde trás a constância do propósito em se prestar uma assistência de qualidade para seus clientes (pacientes), em entender a necessidade de parceria com seus fornecedores e também promover a cultura institucional aos seus colaboradores.

Se bem pensarmos isso não mais deveria ser que OBRIGAÇÃO, visto que é o mínimo que se espera de um serviço de saúde.

Pois não é bem assim que funciona!

Hoje em dia é preciso ampliarmos o conceito de que as organizações de saúde simplesmente curam doenças e aliviam a dor, visto que também causam danos as vezes irreparáveis e muito sofrimento àqueles que precisam dos serviços. É por isso que muito se fala em MATURIDADE INSTITUCIONAL E PROFISSIONAL.

Como sei que este ou aquele serviço é de qualidade e posso confiar minha vida a estes profissionais?

Hoje em dia, devido ao desinteresse das instituições em medir e gerenciar suas falhas seja pessoal ou institucional, pouco podemos afirmar se estamos diante de uma instituição mais ou menos segura, porém a Certificação em Saúde está aí para isso.

O processo de Certificação Hospitalar impulsiona um aprimoramento institucional, introduzindo a Gestão da Qualidade como ferramenta de suporte a assistência e segurança dos pacientes e dos claboradores, visa a sustentabilidade e o melhor desempenho da organização e principalmente estimula os gestores a conhecerem cada vez mais seus processos e com ele os risco envolvidos.

From → Qualidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: