Skip to content

Você pratica os nove certos?

28 de fevereiro de 2012

Pouco se fala nos erros de medicamentos, porém sabe-se que mundialmente existe uma grande preocupação com estas ocorrências visto que não é tão incomum quanto se pensa a frequência destes eventos que podem ocorrer por falha no atendimento, despreparo, condição clínica do paciente, automedicação, dentre outros.

Levantamentos Norte Americano, mostram que ocorrem 13 erros a cada 100 prescrição e um outro estudo do Institute of Medicine (To Err is Human) demonstrou que 98 mil pessoas morriam anualmente vítmas de “erros médicos”.

Estudos brasileiro também apontam a incidência de erros com medicamentos. O primeiro analisou retrospectivamente prontuários de crianças de um Hospital Universitário mostrando 1717 erros de doses ou diluições em 21,1% dos 8152 medicamentos prescritos no período analisado.

Outro estudo observacional de um ano de segmento, realizado em Unidade de Tratamento Intensivo detectou 223 erros sérios correspondendo a 149,7 erros por 1.000 pacientes dia. Dentre eles, 11% potencialmente acaretariam risco de morte.

Como prática segura visando minimizar estes erros falou-se muito nos 5 certos e em 2011 algumas publicações internacionais trazem os 9 certos, sendo eles:

1- Paciente certo

2- Droga certa

3- Via certa

4- Dose certa

5- Hora certa

6- Tempo Certo

7- Validade certa

8- Abordagem certa

9- Registro e resposta certa

A sua instituição pratica-os?

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: