Skip to content

Qual o papel da Farmácia no processo de Acreditação Hospitalar?

12 de março de 2012

Durante o processo de certificação ou acreditação de sistemas de saúde a distribuição e ou dispensação segura de medicamentos vem ganhando uma responsabilidade cada vez maior em virtude dos inúmeros erros envolvendo medicamentos.

Lembremos do caso da vaselina (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/12/santa-casa-diz-que-vaselina-seria-usada-em-crianca-com-queimaduras.html) e também do relato de um médico que conseguiu sobreviver a um grave erro hospitalar (http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=20785) sendo que o segundo teve um final um pouco menos doloroso e trágico, porém tão grave quanto o primeiro.

Devemos entender sistemicamente a assistência ao paciente, no qual o produto da farmácia hospitalar faz parte e ainda de que forma esta “Unidade de Negócio” é compreendida dentro da assistência. A cadeia medicamentosa deverá ser amplamente estudada e avaliada pela equipe multidisciplinar e gerenciada por todos os envolvidos, partindo é claro pela Farmácia.

Precisamos acabar com o entendimento “Jurassico” de que a Unidade de Farmácia Hospitalar é apenas um dispensário de medicamento e que o mapeamento dos riscos envolvidos no processo ja deixou de ser algo incompreensivo e distante da realidade das instituições, por mais longíqua que estejam. É fato que as ofertas e disponibilidades de material humano poderá ter uma interferêcia relevante, mas acreditamos que isso não é úm fator isoladamente determinante para que práticas processuais seguras não sejam adotadas.

Poderíamos aqui elencar diversas atividades a serem inseridas durante o processo farmácia, porém o mais importânte é que cada gestor entenda e compreenda a importância da Unidade de Farmácia no seu negócio e que as práticas de dispensação ou distribuição de medicamentos tornem-se cada vez mais segura e racional.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: