Skip to content

Equipamentos de Proteção Individual em Instituições de Saúde

21 de março de 2012

Um cuidado simples que se não cumprido pode representar sérias complicações para as instituições e seus colaboradores.

O uso dos equipamentos de proteção individual deve ser levado à sério, visto que colaboradores do setor de higienização, lavanderia, manutenção, diagnóstico por imagem e tantos outros estão sempre muito espostos aos perígos providos pelas funções que exercem nas instituições de saúde.

Fundamental o envolvimento do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho para controlar a distribuição destes equipamentos e gerenciar o correto uso. Pensem nos riscos que um técnico raio X, está esposto. Planos de Radioproteção as vezes são  descritos com grandes referências e cuidados que na prática deixam de funcionar. E as vestimentas de Chumbo? Quem garante a qualidade e a segurança destas? Lembremos que as instituições são 100% responsáveis em prover estes equipamentos (NR 6) e o SESMT deverá ser atuante em disseminar as informações e prover suporte técnico de cunho instrutivo para que cada cargo descrito seja respeitado os riscos envolvidos .

http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/auxilio_acidente.htm

Muito devemos nos atentar também para as escriturações e descrições dos Programas de Controle Médico e Saúde Ocupacional e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, visto que empresas oportunistas formatam documentos padrões e depois “vendem” estas mesmas propostas para um hospital e para uma indústria seja ela qual for, sem considerar suas especificidades.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: