Skip to content

Equipamentos de Proteção Individual em Instituições de Saúde

21 de março de 2012

Um cuidado simples que se não cumprido pode representar sérias complicações para as instituições e seus colaboradores.

O uso dos equipamentos de proteção individual deve ser levado à sério, visto que colaboradores do setor de higienização, lavanderia, manutenção, diagnóstico por imagem e tantos outros estão sempre muito espostos aos perígos providos pelas funções que exercem nas instituições de saúde.

Fundamental o envolvimento do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho para controlar a distribuição destes equipamentos e gerenciar o correto uso. Pensem nos riscos que um técnico raio X, está esposto. Planos de Radioproteção as vezes são  descritos com grandes referências e cuidados que na prática deixam de funcionar. E as vestimentas de Chumbo? Quem garante a qualidade e a segurança destas? Lembremos que as instituições são 100% responsáveis em prover estes equipamentos (NR 6) e o SESMT deverá ser atuante em disseminar as informações e prover suporte técnico de cunho instrutivo para que cada cargo descrito seja respeitado os riscos envolvidos .

http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/auxilio_acidente.htm

Muito devemos nos atentar também para as escriturações e descrições dos Programas de Controle Médico e Saúde Ocupacional e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, visto que empresas oportunistas formatam documentos padrões e depois “vendem” estas mesmas propostas para um hospital e para uma indústria seja ela qual for, sem considerar suas especificidades.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: