Skip to content

Mais um erro de medicamento

11 de abril de 2012

Erro de medicação: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2012/04/crianca-recebe-acido-ao-inves-de-sedativo-em-bh-diz-hospital.html

5 Comentários
  1. Rafael permalink

    Facil criticar, solução nunca se ve. coisas piores ja aconteceram como em Goias com cesio 137 como chernobil, guerras mundiais, mas o que é colocado em foco CRISE NA ENFERMAGEM, não entendo porque profissionais ligados a essa área não tem capacidade para mudar isso e divulgam como se fosse a pior profissão existente passando uma imagem generalizada dos profissionais da saúde.

    • Prezado Rafael, primeiramente quero agradecer seu comentário e dizer que o intúito maior deste blog é justamente alertar a todos os profissionais e demais pessoas envolvidos direta ou indiretamente com a saúde das ocorrências nas instituições. Não sei se você teve a curiosidade de ver os demais posts onde falamos de novos métodos e meios de se prestar uma assistência com qualidade e o quanto estamos e somos envolvidos nas práticas de segurança do paciente.
      De maneira alguma queremos desencadear uma crise nesta que é a maior profissão assistencial no cuidado ao paciente em contingência nas instituições, pelo contrário. E em momento algum culpamos um ou outro saber pelo ocorrido. Até porque na nossa maneira de entendimento a responsabilização não é única e sim compartilhada.
      Vejamos o seguinte: Será que o paciente tinha necessidade do exame, se sim ele tinha indicação para sedação, o que levou a farmácia a acondicionar o sedativo e o ácido em lugares próximos? O sedativo não se enquadra na portaria 344 e não tería controles específicos pela farmácia? E a Farmácia, o que a levou a liberar o medicamento errado? Que controle a farmácia tem de seu processo? Onde estariam todos os registros da linha do cuidado prestado? Como vê o fato da administração equivocada da substância é apenas uma consequência de muitas outras barreiras de segurança que falharam. Acreditamos ainda que sería demasiadamente prepotente entendermos que o paciente estaría apenas sobre o cuidado do profissional ou técnico de enfermagem.
      Defendemos a responsabilidade e a guarda compartilhada e também a assistência multidisciplinar ao paciente onde médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapêutas, fonoaldiólogos e todos os demais saberes deverão juntos traçar um plano de cuidado para o paciente.
      Por fim ressalto que este é um veículo de comunicação com o objetivo de defender as práticas seguras em saúde, onde grandes profissionais trazem assuntos a ser discutido, divulgado e também trabalhado pelas pessoas e profissionais ligados à saúde.

      Mais uma vez agredeço sua colaboração e estamos à disposição.

      praticasegura@gmail.com

      • José Roberto permalink

        Rafael,
        Concordo pelnamente com pratricasegura, gostaria de acrescentar que como em vários períodos da nossa história, a área da saúde está sofrendo um “BOOM”. Assim como o MEC faz avaliação dos cursos universitários, creio que deveria também em conjunto com ANVISA e COREN, avaliar os cursos da área de enfermagem, principalmente por se tratar de atendimento direto ao cidadão.
        Um abraço.

  2. Por isso vemos a importância em investir em tecnologia para ajudar os profissionais e minimizarem chances de erros. Esse é o caso do projeto que o Samaritano implementou, utilizando tablets no controle dos medicamentos ministrados aos pacientes. No futuro veremos muitos hospitais adotando esse tipo de solução.

    http://www.rogetechbrasil.com.br/blog/bid/124033/Tablets-para-Hospitais-Samaritano-Aponta-Ganhos-com-o-Uso-de-Tablets?goback=%2Egmp_2351724%2Egde_2351724_member_108732747

  3. Gustavo miguel da silva permalink

    Eu acho que a saude no Brasil e uma vergonha e vez de estar Investindo na saude esta Investindo e Estadios para Copa do Mundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: