Skip to content

Assistência Nutricional, também pode salvar vidas.

23 de abril de 2012

Quando falamos de práticas de segurança do paciente, não podemos deixar de lembrar da prática e do saber da Nutrição Clínica dentro das instituições de saúde e que esta é uma grande aliada no cuidado e na continuidade do cuidado do paciente, podendo inclusive ter impacto em seu desfecho clínico.

Serviços que dispõem de uma equipe de Nutricionistas e Nutrólogos e que tem sua Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) estabelecida e atuante, com toda convicção, contribuem para uma melhora clínica do paciente. Sabemos que o cuidado multiprofissional caminha para sua completa iserção no planejamento da assistência e que os resultados de uma interação entre estes diversos saberes é fundamental para uma melhor leitura e cuidado à aqueles que precisam, sendo a EMTN uma rica contribuinte.

Quando falamos de prevenção a EMTN e a Nutrição Clínica também tem sua contribuição, visto que em muitas patologias a piora da condição nutricional é um grande agravante à saúde dos pacientes.

O aumento da expectativa de vida impulsiona a prevalência de determinadas patologias onde o cuidado nutricional pode representar  um aumento na sobrevida e na qualidade de vida dos pacientes. O grande desafio para estas equipes é justamente conseguir através dos métodos de triagem, avaliação e acompanhamento nutricional dos pacientes, medirem seu impacto no desfecho clínico.

Outro fator importante é a interação da Nutrição Clínica com a equipe de Farmácia Clínica, onde ambas poderão trabalhar intervenções farmacêuticas e ou nutricionais quando identificado interações entre fármacos e nutrientes.

Resta agora as equipes de nutrição buscarem seu espaço nas instituições de saúde e também os gestores entenderem a importância deste serviço que poderá significar muito no cuidado aos que precisam.

From → Qualidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: