Skip to content

Integração entre setores para otimização de leitos

23 de abril de 2012

Planejar a assistência aos pacientes, não tem sido uma tarefa fácil e muitas vezes a precupação é unilateral, ou seja, nos preocuparmos apenas com o impacto que isso poderá trazer para as instituições e profissionais e acabamos por esquecer da principal razão de estarmos ali que é o nosso paciente.

Para um processo de otimização de leitos e combate ao impacto na assistencia aos pacientes, a integração entre áreas e profissionais como médico, enfermagem, hotelaria, higiene e atendimento é fundamental e é comum as instituições sederem à pressão principalmente dos médicos por quererem prescrever alta e ou passar visita  nos horários que os convém. Lembremos que a alta do paciente, inicia a partir de sua prescrição pelo médico e daí outras atividades são desencadeadas.

Um hospital de alta complexidade, com perfil cirurgico e clínico e com uma taxa de ocupação próximo a 90% que não tem uma integração entre as áreas citadas, certamente terá um grande impacto na liberação e otimização dos leitos e com isso pacientes serão remanejados, cirurgias serão remarcadas e atendimento postergado.

Quando se decide por monitorar os tempos durante todas as etapas de atendimento, até a internação do paciente é mais fácil identificar as causas do porque aquele paciente ficou aguardando tanto tempo para ser encaminhado ao leito.

Parece algo óbvio e é, porém a Gestão de Leito ainda é inexistente na maioria dos Hospitais Brasileiros e com isso e este passa a ser um dos motivos de manifestação por parte dos clientes/pacientes via pesquisa de satisfação e ouvidoria.

Procure saber em sua instituição quantas cirurgias foram reagendadas, atrasadas e ou canceladas por falta de leito. É possível que este seja um dos motivos.Agora cabe a gestão identificar a causa raíz do problema.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: