Skip to content

Segurança no acesso às Instituições de Saúde

27 de abril de 2012

As vezes ficamos sabendo pela mídia de pessoas que se travestem de membros da queipe Médica e de Enfermagem, mas o objetivo é apenas ter livre acesso às dependencias de um hospital ou clínica com o objetivo de roubar algum equipamento, medicamento ou até mesmo recém nascidos e cadáveres. Sem contar que temos ocorrências onde os próprios funcionários do hospital participam do ” esquema “.

Mas como podemos proporcionar maior segurança no controle de acesso às instituições?

Entendemos que é justamente ter controle. E para isso não é necessário grandes investimentos e sim algumas práticas de registro e identificação de todos aqueles que transitam e podem transitar pela instituição como colaboradores, pacientes, acompanhantes, fornecedores, etc.

Sabemos que hoje existem instituições que possuem sistemas capazes de rastrear por cada catraca ou porta que o colaborador passa, porém é uma minoria que dispoe deste recurso.  Outro fator agravante é a vulnerabilidade e os diversos acessos que a instituição possui, sendo fácil saber que uma maior oferta de entradas pode proporcionar um número maior de ocorrências desagradáveis, sem contar que será preciso um maior número de colaboradores voltados para garantir a segurança de todos os acessos.

Existem empresas que optam pela implantação de câmeras que filmam, monitoram e repercutem as imagens em tempo real. Não deixa de ser um recurso eficaz se bem usado, importante que se tenha um cuidado no armazenamento e backup das imagens, pois em algum momento poderá ser solicitado.

Fica o estímulo para que as instituições desenvolvam métodos de controle a tudo e todos que entram ou saem de suas dependências, visando sempre a garantia e segurança de seus colaboradores, pacientes e também de seu patrimônio.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: