Skip to content

REOPERAÇÕES NÃO PROGRAMADAS

3 de novembro de 2012

Falamos anteriormente de algumas recomendações para Centro Cirúrgico e como uma forma de estimular o senso crítico e o uso da ferramenta proposta (checklist cirurgico), fazemos então uma perqunta:

Você sabe qual é o índice e o motivo das reoperações não programadas em sua instituição?

Vemos algumas vezes a mídia retratando eventos do tipo: operou o membro errado, esqueceram instrumento ou material dentro do paciente, perfurou algum órgão, etc… http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/medicos-operam-joelho-errado-de-jovem-no-guaruja-20110324.html ; http://www.npagora.com/2012/06/sap-paciente-diz-que-medicos-deixaram.html

Poucas vezes vemos instituições encararem este fato, alguns mostram um indicador de “reop” porém acabam por não classificar como um evento de risco. Agora pergunto: Qual a nossa responsabilidade para com este paciente? Muitas vezes ele nem sabe porque esta voltando para o Centro Cirurgico.

Opinião particular, acredito que a maturidade das instituções vem crescendo, porém ainda os eventos em centro cirúrgico continuam sendo subnotificado.

Certa vez fomos criticados por publicarmos que as instituições de saúde antes de curar devem se preocupar em não lesar. Trago agora para reflexão uma frase escrita por Hipócrates a mais de dois mil anos atrás “PRIMUM NON NOCERE” .

Vejamos que a dois mil anos atrás ja se pensava em não ser nocivo ou lesar os pacientes, pois ja se tinha o entendimento de que algumas práticas por si podem ser enxergadas como uma fonte potencial de dano. Com isso pretendemos alertar a todos, que hoje temos ferramentas internacionalmente trabalhadas e reconhecidas como barreiras para se evitar, prevenir ou mitigar o dano ao paciente.

Identificar o perigo em uma prática assistencial tem sido um grande desafio para equipes de gerenciamento de risco, qualidade, médicos, enfermeiros dentre outros.

From → Qualidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: