Skip to content

Entendendo o Tromboembolismo Venoso

12 de março de 2015

TEVO tromboembolismo venoso (TEV), condição que inclui a trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP), são uma complicação aos paciente internado e constitui uma das causas mais importantes de morbi-mortalidade intra-hospitalar, tanto no paciente clínico como no cirúrgico. O paciente hospitalizado é um indivíduo de alto risco para o desenvolvimento de TEV, pois costuma apresentar múltiplos fatores de risco associados à limitação funcional imposta pela doença de base e pela própria hospitalização.

O TEP pode ser a primeira manifestação clínica e não devemos aguardar o aparecimento dos sintomas clássicos para suspeitar, diagnosticar e tratar este episódio. A detecção também pode ser difícil, pois somente cerca de metade dos pacientes tem quadro clínico clássico. Outras complicações que podem ocorrer em até 50% dos pacientes que desenvolvem TEP são a trombose venosa recorrente e a hipertensão venosa crônica.

Alguns fatores de risco para TEV:

Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, Câncer ou Quimioterapia, Doença inflamatória intestinal, doença pulmonar obstrutiva crônica, Doença reumatológica ativa, Reposição hormonalInsuficiência respiratória, TEV prévio, Paresia ou paralisia de membros inferiores, Puerpério (até 4 semanas), Insuficiência cardíaca classe funcional III ou IV, Infarto agudo do miocárdio atual, Internação em unidade de terapia intensiva, Síndrome nefrótica, Tabagismo, Infecção, Trombofilias (antecedente familiar de trombose), Insuficiência arterialperiférica…

O que buscamos em um ambiente hospitalar é identificar com eficácia os risco e,  de acordo com o perfil do paciente,  história clínica e condição atual, estabelecer a melhor medida profilática. Vale lembrar que o cuidado na prevenção das suas complicações deverá sempre ser multidisciplinar.

Referências:

From → Qualidade

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: