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INTERAÇÃO ENTRE PROCESSOS EM HOSPITAIS: QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NA ENTREGA?

1 de abril de 2015

Entrega 1As instituições de saúde ainda sentem dificuldade de entender a sinergia que deve haver dentro da gestão da assistência e a segurança do paciente.

Ter uma gestão integrada é buscar uma sinergia na interação entre os processos e para isso, é preciso estudar um pouco o relacionamento entre clientes e fornecedores internos. Na verdade, temos que ter muito claro qual é o produto (resultado) esperado dos processos ouseja, qual a entrega do meu processo para com a meu cliente.

Devemos fazer um exercício para buscar entender melhor cada processo, estabelecer sua entrega para cada cliente e avaliar a qualidade com que se faz esta entrega, seja de um produto ou serviço. O primeiro exercício é mapear seu processo. Isso quer dizer entender todas as atividades que fazem parte de cada etapa do processo em busca do produto ou serviço esperado.

Exemplo prático: O Pronto Socorro é um fornecedor de pacientes para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas em que condições que a UTI vai ou pode receber este paciente? Quais os critérios definidos pelo cliente UTI para receber este paciente? Será que o Pronto Socorro consegue atender as necessidades do cliente UTI?

Então temos que entender melhor o processo do fornecedor Pronto Socorro para identificar se ele enquanto fornecedor, consegue cumprir com as “exigências” feitas pelo cliente.

Por que isso?

Porque, caso o fornecedor Pronto Socorro não garanta a qualidade da sua entrega, a UTI enquanto fornecedora da Unidade de Internação, também poderá ter a qualidade de sua entrega comprometida. Lembramos que, para o Pronto Socorro garantir a qualidade de sua entrega, outros fornecedores participarão desta gestão integrada

Exemplo: Farmácia, Laboratório, Serviços de Imagem, etc…

Aí está a sinergia!

Hora uma unidade de negócio se comprta como fornecedor, hora aquela mesma unidade irá se comportar como cliente. E a qualidade da entrega de um terá uma relação direta e impacto direto na qualidade da entrega do outro. Com isso ´é fácil entender que em um ambiente hospitalar, todos trabalham em função de um único propósito.

O paciente.

From → Qualidade

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