Skip to content

MELHORIA CONTÍNUA E O CICLO PDCA

4 de maio de 2017

imagesCA165US2Qualidade e melhoria contínua são fenômenos continuados de aprimoramento, que demonstram progressivamente a melhoria dos padrões. São também processos essencialmente culturais e, dessa forma, envolvem a motivação, o compromisso e a educação dos participantes da entidade, que são assim estimulados a uma participação de longo prazo no desenvolvimento progressivo dos processos, padrões e produtos da entidade .

No âmbito dos cuidados em saúde, essa mudança cultural provém da base organizacional e pode envolver crenças, atitudes compartilhadas, valores, normas e comportamentos. A cultura pode refletir o caminho em que as coisas são feitas, bem como a forma como são compreendidas, julgadas e valorizadas. Essa mudança deverá ser baseada em estratégias que precisam levar em conta as necessidades organizacionais, levando a uma melhoria sistêmica com promoção do desempenho clínico e qualidade do cuidado em saúde .

Pensando em tornar os processos de melhorias mais claros e ágeis, Walter Andrew Shewart, conhecido como precursor do controle estatístico para produção em massa, desenvolveu o modelo de controle e gestão de melhoria continuada conhecido como PDCA, sigla referenciada para 4 verbos da língua inglesa; to plan (planejar), to do (fazer), to check (checar) e to act (agir). Esse modelo foi amplamente difundido por William Edward Deming e utilizado na indústria automobilística e de manufatura .

A política de qualidade é de responsabilidade e comprometimento do mais alto nível da administração do hospital, sendo repassada aos demais setores através de estratégias elaboradas que englobam toda a instituição. Assim, a utilização do PDCA nas instituições de saúde não deve estar simplesmente na constância e no propósito de melhoria; é preciso que seja coerente e que se entenda que, para “girar” o ciclo PDCA, é fundamental que as pessoas trabalhem juntas e que os esforços ao longo do tempo vão se tornando naturalmente mais desgastantes em virtude da maturidade aumentada.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: